Palmas, 25 de abril de 2024 09:47

Roberto Pires entrega certificados a empresários em encerramento do Sibratec

04/10/2017 - 14h10

Ampliar imagem Foto: Adilvan Nogueira

Consultorias e extensão tecnológica foram realizadas em 47 indústrias do Tocantins por meio da Rede Sibratec formada por FINEP, Governo do Estado (SECT), Sistema FIETO (por meio do IEL e SENAI), Unitins e UFT.

Voltado à solução de gargalos na gestão tecnológica, de projeto, desenvolvimento, produção e comercialização de bens e serviços, o Sibratec (Rede de Cooperação e Extensão Tecnológica) finalizou nesta quarta-feira, 04/10, o atendimento a 47 micro, pequenas e médias empresas nos segmentos de Alimentos e Bebidas, Vestuário e de Tecnologia da Informação com entrega de certificados e apresentação de resultados obtidos por meio da adesão ao edital. O presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, recebeu os representantes das instituições parceiras do Sibratec (Governo do Estado -SECT, Unitins e UFT ) e empresas atendidas no Tocantins na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins em Palmas e destacou o desenvolvimento da cultura de inovação no estado.

“Até pouco tempo atrás, quando disponibilizávamos algum edital voltado para a inovação tecnológica, não havia uma grande adesão. E hoje estamos aqui encerrando um edital com 47 empresas atendidas, numa demonstração de que a inovação tem que ser uma agenda constante, até porque o ambiente é muito competitivo e se a gente não promover essas mudanças seguramente não vamos estar competindo e fatalmente as empresas deixarão de existir. Esse volume de adesão mostra que os empresários realmente se preocuparam com essa agenda, muito importante e imprescindível”, avaliou Roberto Pires.

Na oportunidade, o presidente falou sobre ações do Sistema FIETO de incentivo à inovação no estado como novos editais que serão lançados contemplando a agenda de inovação e a premiação Indústria que Faz, evento de valorização de empresários inovadores previsto para 2018.

No Tocantins o Sibratec atuou com duas metodologias de atendimento: Adequação à Exportação (adaptação às exigências do mercado internacional) e Adequação para o Mercado Interno (adaptação às exigências do mercado nacional).  Ações como criação de formulários de procedimentos operacional padronizados, de tabelas nutricionais, novas logomarcas, design de embalagens, uniformes e adesivos para os veículos foram implementadas nas indústrias tocantinenses resultando na melhoria do processo produtivo, redução de custos na produção, adequação de produtos conforme a exigência legal (Legislação, Normas e Resoluções especificas dos setores atendidos e do consumidor) e aumento da competitividade.

“Trata-se de um excelente programa, veio impulsionar as atividades da nossa empresa no sentido de formatar um caminho mais lógico e coerente para nossa marca poder chegar no mercado”, afirmou o empresário palmense Luiz Alvino no depoimento que deu no encerramento do Sibratec no Tocantins.  O empresário, que é dono da Jalapa, primeira cerveja artesanal do Tocantins, a ser lançada no mercado interno ainda este ano, afirmou ainda que foi um trabalho longo, de muitas etapas, mas de grandes resultados. “A FIETO traz o know how de fora e isso acaba ajudando a gente na implementação do negócio”, disse.

Para Mônica Patrícia Oliveira, da Pamonharia Paraíso, com sede em Palmas, o Sibratec só trouxe benefícios à sua empresa. “Para nós foi uma oportunidade ímpar, agregou valores ao nosso produto e as melhorias trabalhadas já estão dando retorno. As consultorias foram ótimas, tiramos o máximo de proveito, o que nos foi passado foi bem absorvido”, comemorou a empresária, acrescentando que depois do programa surgiram ideias novas e que já pensa em buscar parcerias.

Serviço: Assessoria de Imprensa Sistema FIETO (63) 3229-57754