Palmas, 25 de abril de 2024 15:09

Hackaton: maratona de inovação com estudantes é atração do primeiro dia de SESI Futuro em Palmas

13/02/2019 - 08h43

Foto: Adilvan Nogueira
Ampliar imagem Unidade do SESI vai receber toda com...

Desafio HackSESI vai reunir estudantes de escolas de Palmas para o desenvolvimento de soluções inovadoras durante o 1º dia de SESI Futuro.

Estudantes de escolas de Palmas convidadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) participam na próxima quinta-feira, 14/02, de 08 às 18:00, do I Desafio HackSESI para o desenvolvimento de soluções inovadoras ao problema proposto pela competição. A ação acontece durante o primeiro dia do evento SESI Futuro, feira de conhecimentos idealizada pelo Conselho Nacional da instituição em diversas escolas do país.

O termo hackathon define esta modalidade de desafio mesclando as palavras “hack” (programar com excelência) e “marathon” (maratona). Sua aplicação expandiu-se além dos eventos de programação sendo utilizadas por empresas e instituições para a busca de soluções criativas a desafios.

O I Desafio HackSESI contará com uma banca de avaliação dos projetos e a equipe que apresentar a melhor solução será conhecida e premiada às 18 horas com troféu, medalha e premiação em vale presente (cartão) no valor de R$ 900,00.

A solução e/ou ideia a ser desenvolvida pelos participantes é apresentada no início da competição tendo como ponto de partida as necessidades/problemas da comunidade de Palmas. Os colégios da rede estadual de ensino Frederico Pedreira e Tiradentes já estão confirmados na competição.

SESI Futuro

Em Palmas, as atividades do SESI Futuro acontecem nos dias 14 e 15/02 na Unidade do SESI e incluem palestras, minicursos, mostras, entre outras ações que trazem temas como trabalho, empreendedorismo, ciência e tecnologia, inovação, juventude e cidadania. O evento é gratuito e aberto à visitação de toda comunidade.

A abertura do SESI Futuro contará com palestra de Vine Show que fala sobre o tema “Empreender – Do nada ao tudo”. O palestrante é também compositor e divide a autoria de sucessos gravados por sertanejos como a dupla tocantinense Henrique e Juliano (Vida), Bruno e Marrone e Felipe Araújo. O SESI Futuro comemora os 70 anos de criação do Conselho Nacional da instituição.

PALESTRAS SESI FUTURO – PALMAS

Programação dos dois dias tem intervalo para almoço:  12 às 14 horas

Local: Unidade SESI Palmas (Quadra 104 Sul, Rua SE 05, Lote 02 – Centro -  em frente a Praça dos Girassóis). Contato: (63) 3229-5600

14/02/2019 (quinta-feira)

09:00 - Palestra: Empreender – Do nada ao tudo / Vine Show

11:00 - Palestra: Como se preparar para a 4ª revolução: liderança, inovação e foco no cliente / Luis Lopes

14:00 - Palestra: Domótica – Um mercado contemporâneo / Douglas AD Robótica

15:30 - Palestra: o Poder do Marketing Digital e das Mídias Sociais / Danillo Borges – Palmas Digital

15/02/2019 (sexta-feira)

09:00 - Palestra: Você Faz a Diferença? / Sheyla Costa

11:00 - Palestra: A Tecnologia a Serviço do Mercado de Trabalho / Carla Cássia

14:00 - Palestra: Tecnologia: Tendência e Mercado de Trabalho/ Álvaro Prestes - ConsisTI

15:30 - Palestra: Como superar crises que geram tristeza e que podem levar à depressão / Dr. Rafael Julião

ATIVIDADES PARALELAS

Somente dia 14/02: I Desafio Hackaton (Início 08:00 e premiação: 18h)

14/02/2019 e 15/02/2019 (quinta e sexta-feira)

• Sala Interativa 3D
  • Tecnologias Educacionais (Projetor/Lousa Digital)
  • Simulador Virtual de Riscos de Acidentes e de combate a incêndio
  • Jogos Xbox Kinect
  • Avaliação de Bioimpedância
  • Simulação de Primeiros Socorros
  • Campanha e Expositor contra o mosquito da dengue
  • Exposição das Unidade Móveis de Saúde
  • Espaço EJA (Educação de Jovens e Adultos)
  • Curso de Educação Continuada EAD/ Estande de Robótica
  • Estande Tecnologia da Informação – CRP
  • Demonstração de Inside Place e Sergipetec
  • Exposição de Soluções Inovadoras:

Faculdade Católica

Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no processo de correção do teste psicológico palográfico;

Análise da saúde da soja através do cálculo da área foliar com uso de imagens

Utilização de Redes Neurais Profundas e Detecção de Imagens na identificação de pragas em lavoura de soja

Proposta de utilização de um veículo aéreo de baixo custo para identificação de pragas em lavouras de soja

Mineração (ULBRA)

09:00 às 11:00 e 15:00 às 17:00

Oficina de Robótica

16:30

Minicurso “Novos Olhares e caminhos metodológicos para o ensino de Jovens e Adultos. Explanará novos desafios e as novas possibilidades de metodologias aplicadas no ensino e aprendizagem dos alunos da Nova EJA EAD, bem como, o processo de avaliação de saberes.

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775