Em noite especial, Serviço Social da Indústria (SESI) certifica em Palmas 50 alunos por meio da Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJA Profissionalizante), modalidade flexível da Educação Básica que se adapta às necessidades do estudante e permite a conclusão dos estudos em até 13 meses.
A cerimônia de formatura foi realizada na noite dessa terça-feira,3, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI em Palmas, com a presença de familiares, amigos e professores dos formandos, que celebraram a superação de obstáculos com o retorno e conclusão do Ensino Médio. Também prestigiaram o evento o superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira, a gerente executiva do SESI, Cláudia Denis, a gerente de Educação do SESI Palmas, Socorro Lira, e Letícia Zanholo Santo, professora do curso e homenageada da turma.
Demonstrando segurança e um pouco emocionado, José Costa Neto, de 22 anos, subiu ao palco sob aplausos para agradecer a equipe do SESI pela dedicação e falar de sua experiência na EJA. “Não se trata de um simples diploma ou de uma formatura, mas do poder transformador da educação na vida das pessoas. Agradeço a Deus e ao SESI, que é mais que uma instituição de ensino, é um pilar da transformação. Cada professor, cada colaborador trabalha com um único objetivo: mudar a vida das pessoas. E eles conseguem, eu sou uma prova viva desse trabalho. O SESI é uma referência de dedicação e excelência. É responsável por transformar histórias, acender esperança e o Tocantins tem o privilégio de contar com essa importante instituição, que se preocupa em formar cidadãos para o mundo. O meu desejo é que esse trabalho continue impactando muitas vidas, como impactou a minha. Saiu daqui hoje não só com um diploma, mas com o sentimento de que posso fazer o que eu quiser”, disse o jovem.
Ao parabenizar os formandos, o superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira, evidenciou a persistência e a força que eles tiveram para concluir a educação básica e o grande diferencial da EJA Profissionalizante, que permite a conclusão do Ensino Médio com formação técnica e profissional. “ Não parem de estudar, pois foi apenas o primeiro passo. Vocês estão em uma instituição de ensino técnico e profissional que é uma das melhores do país, que é o SENAI e que vocês têm as portas abertas para, a partir de agora, fazer outros cursos técnicos que tenham interesse”, orientou Ferreira.
A EJA EAD Profissionalizante do SESI não tem custo para quem deseja concluir o ensino médio, ter em mãos um certificado profissional e poder conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio (1º ao 3º ano) e têm interesse na EJA do SESI devem entrar em contato pelo número 63 99977-2310 para fazer a matrícula.
Formato Flexível
As aulas são realizadas a distância (EAD), sendo 80% on-line, em plataforma de estudos do SESI, e 20% presenciais. Pensada especialmente para quem deseja concluir o nível médio de forma rápida e eficaz, a modalidade é flexível e permite o aluno estudar onde, como e quando puder.
Reconhecimento de Saberes
O ensino considera as aprendizagens desenvolvidas ao longo da vida de cada aluno, e por meio dessa metodologia o SESI identifica, valida e certifica as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante.
O curso é voltado para as necessidades do mundo do trabalho e conta com infraestrutura completa para realização das aulas, permitindo uma redução no tempo para obtenção da certificação e tornando possível concluir os estudos em até 13 meses letivos.
Por Júnior Veras
Foto: Hiroshi
Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO