Palmas, 19 de abril de 2024 10:04

Empresários participam de curso e rodada de crédito com instituições bancárias na FIETO

02/08/2018 - 17h46

Foto: Adilvan Nogueira

Eventos buscam fornecer informações sobre crédito aos empresários.

Quem precisa de dinheiro para investir mas tem pouca disponibilidade para encarar filas de diferentes bancos a fim de conhecer condições de crédito facilitadas pode ganhar tempo e encurtar distâncias por meio da participação no curso Crédito de A a Z, seguido de rodada de crédito, realizados pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta quinta-feira, 02/08, em sua sede em Palmas.

Cerca de 40 empresários que compartilham desta realidade participaram dos eventos realizados por meio da parceria do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIETO e o projeto Competir com Inovação. As ações buscam capacitar os empresários a fazerem as melhores escolhas em relação a obtenção de crédito e a aproximação das instituições financeiras.

No curso Crédito de A a Z, Maria Aparecida Bogado, economista com 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional, abordou de forma dinâmica aspectos sobre a tomada de crédito, tais como a identificação da necessidade de financiamento, funcionamento da avaliação para concessão de crédito em instituições financeiras, medidas do governo para ampliar o crédito, linhas disponíveis, possibilidades como consumidor bancário e dicas de gestão financeira.

O conselheiro do Sistema FIETO, Tiago Ferreira, representou o presidente da FIETO, Roberto Pires, no segundo momento da programação a Rodada de Negócios. Ele destacou que esta causa é defendida há tempos pela Federação dada sua importância, em especial para micro e pequenas empresas. “O empresariado tem que estar mais participativo para buscar informação e desmistificar tudo que diz respeito a esse universo do acesso ao crédito. Existem muitos mitos e coisas que se ouve de outras pessoas que na prática, junto ao agente financeiro, você vê que pode não ser tudo tão difícil”, destacou Ferreira reforçando a importância da aproximação das instituições.

A Rodada de Crédito contou com a presença de representantes do Bradesco, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa, Sicoob, Sicredi, Agência de Fomento, Banco do Povo e BNDES. Cada instituição apresentou, de forma sucinta, suas linhas de atuação e de crédito disponíveis aos empresários industriais.

“A rodada está sendo interessante, pois algo que a gente achava praticamente impossível você vê que não é tão difícil assim, são só alguns ajustes, é algo que tem possibilidade da gente conseguir essas linhas de crédito”, confirmou o diretor da JC Móveis Planejados, Jackson Marcos.

Crédito

Essencial para a sobrevivência das empresas, o acesso ao crédito com juros competitivos é repetidamente apontado em pesquisas com empresários como um dos principais gargalos ao desenvolvimento industrial. Na Sondagem Industrial da FIETO referente ao 2º trimestre deste ano, por exemplo, a alta taxa de juros aparece em 4º lugar nos apontamentos dos empresários que permanecem com dificuldade de acesso ao crédito. O indicador correspondente a esta dificuldade apresentou 36 pontos no trimestre, mesmo resultado observado no trimestre anterior.

Por Andréia Fernandes e Priscila Cavalcante