FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 02 de março de 2021 23:10

 

Notícia

Matheus Tomoto visita SENAI Tocantins e fica impressionado com estrutura tecnológica

22/01/2021 - 17h02
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

 

“Me chamou atenção a qualidade dos laboratórios, coisas de alto impacto, de grande tecnologia, e tudo palpável, à disposição dos alunos. Me surpreendi muito”, disse o jovem prodígio

Ele é considerado uma sumidade. A estrela de milhares de jovens brasileiros espalhados pelos quatro cantos do país que sonham um dia poder estudar, trabalhar ou fazer inglês no exterior. Matheus Tomoto, ex-aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), hoje com 29 anos, nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo, e formou-se em Engenharia, mas iniciou sua bem-sucedida carreira quando conseguiu uma bolsa para fazer graduação na Purdue University, nos Estados Unidos. De lá pra cá ganhou o mundo. Hoje, o jovem prodígio está à frente da Universidade do Intercâmbio, plataforma que ele mesmo criou e que oferece mentoria e cursos para jovens que querem estudar no exterior.

Como pesquisador e palestrante em algumas das mais renomadas instituições do mundo, como Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade Oxford, Matheus ganhou notoriedade e passou a palestrar, aqui e lá fora, sobre a sua trajetória, contando como conseguiu grandes oportunidades no exterior.

Em sua visita ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins, nesta sexta-feira,22, disse que o sentimento era de nostalgia, de quando estudou na instituição. “Eu não tinha nenhuma oportunidade e o SENAI me abriu portas, me ajudou a entender o mundo da tecnologia, me colocou no mercado”, afirmou o jovem Matheus, para em seguida tecer elogios à instituição. “Me chamou atenção a qualidade dos laboratórios do SENAI Tocantins. Me surpreendi muito, coisas de alto impacto, de grande tecnologia. E tudo isso palpável, à disposição dos alunos. Isso é incrível, ver o carinho pela educação, pela qualidade, pela organização. A gente precisa aproveitar essa estrutura. Eu gostaria muito que os jovens do Tocantins pudessem aproveitar melhor isso aqui”, destacou.

Sobre quais dicas daria aos jovens interessados em estudar no exterior, Matheus Tomoto adiantou que não importa de onde se venha, qualquer um pode chegar onde quiser. “Mas isso não quer dizer que o caminho será fácil, pode até ser simples, mas para mim não existe caminho fácil. Qualquer coisa que você deseja conquistar na vida, que seja relevante, você vai precisar trilhar o caminho difícil. Eu acredito também que todos nós temos dons e talentos naturais dentro da gente, e eu gostaria muito que o jovem desse uma atenção especial a isso, porque quando você maximiza aquilo que tem dentro de você, você vira uma potência, ao invés de tentar fortalecer coisas que você não é bom. Por outro lado, estamos vivendo um momento em que as pessoas querem tudo muito rápido, mas quando a gente fala de carreira não é assim. Precisamos de tempo de estudo, tempo de preparo e muita disciplina”, explicou.

Alex Monteiro, da Promo Marketing, agência de talentos que agilizou a visita de Matheus Tomoto ao SENAI Tocantins, disse que tomou a iniciativa depois de conhecer o Centro de Educação e Tecnologia do SENAI Tocantins em Palmas. “Vi o quanto o Tocantins é privilegiado com toda essa estrutura voltada a educação profissional. O pessoal fazendo um trabalho muito sério na educação, que é exatamente o que a gente defende, ou seja, tratar a educação com a seriedade que ela necessita. E mais que isso: visando de fato colocar o jovem no mercado de trabalho, ou dando a ele mais possibilidade para que possa crescer. Por isso, não poderia deixar de trazer aqui esse grande talento, e que é fruto do SENAI”, afirmou Monteiro, acrescentando que o SENAI é uma porta de entrada não só para a indústria, mas para a vida.

Ao avaliar a visita, a diretora do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, adiantou que o jovem Matheus é um exemplo positivo e tem contribuído para que outros jovens possam escolher o caminho do desenvolvimento através do estudo, da educação profissional e todas as portas que ela abre. “Nosso propósito com a visita do Matheus Tomoto foi mostrar porque estamos aqui, qual é a nossa linha de investimento e todas as áreas abrangentes para que ele tenha um conhecimento real da nossa estrutura e possa melhor divulgar e a influenciar outros jovens”, explicou.

Por Júnior Veras

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI Tocantins

 

 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016