Palmas, 16 de abril de 2024 06:14

Superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI vista o Tocantins

18/08/2021 - 15h49

Foto: Adilvan Nogueira

O objetivo foi conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pelas entidades do Sistema Indústria no Estado

Durante três dias (16,17 e 18/08) o general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto e o assessor especial da Superintendência, coronel Marcelo Lassance Cunha, percorreram as unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araguaína, Paraíso, Taquaralto e Palmas, onde também conheceram a sede da Federação das Indústrias (FIETO) e o novo Complexo Esportivo do SESI, recentemente inaugurado.  A ação faz parte de uma série de visitas do superintendente a unidades do Sistema Indústria pelo País.

Depois de visitar as escolas e a maioria dos 19 laboratórios do SENAI Tocantins, o superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI comentou sobre o que viu. “ É uma das melhores unidades que tive a oportunidade de conhecer. Todos os equipamentos são de última geração e há muita vontade de ensinar e aprender. Está além de muitos SENAI Brasil afora”, disse ele, que estava acompanhado do presidente da FIETO, empresário Roberto Pires, da diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, e dos superintendentes do SESI e IEL, Roseli Sarmento e Charles Elias, respectivamente.

“Foi muito gratificante poder receber o superintendente do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Fioravante, que tem se deslocado pelo País para conhecer as estruturas e funcionamento das unidades do Sistema Indústria nos estados. E nós ficamos muito felizes de saber que ele gostou do que viu aqui, de nossas instalações, da nossa metodologia de ensino, dos equipamentos e laboratórios apresentados a ele pelos próprios professores dos cursos profissionalizantes ”, afirmou Roberto Pires, acrescentando que a meta da atual diretoria de dobrar a capacidade de atendimento foi atingida.

Pires acrescentou ainda que ao ampliar a capacidade de atendimento e adquirir o que há de mais moderno e inovador em termos de máquinas e equipamentos o SENAI Tocantins deu um grande salto, por isso hoje é considerado um dos mais bem estruturados do país. “Um jovem formado em nossas escolas utiliza as mesmas ferramentas que os alunos do SENAI dos grandes centros, como São Paulo, por exemplo. Ele sai pronto para o mercado de trabalho e com grande chance de conseguir o tão sonhado emprego”, completou.

Conselho

O Conselho Nacional, órgão normativo superior do SESI, existe deste 1946 e é o responsável por aprovar diretrizes, normatizar e fiscalizar as ações do SESI em todo o País. É ele também quem aprova e fiscaliza os orçamentos, as execuções e as prestações de contas do Departamento Nacional do SESI e dos departamentos regionais.

Por Júnior Veras

Foto: Adilvan Nogueira