FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 21 de fevereiro de 2024 04:41

 

Notícia

Índice apresenta melhora em novembro, mas ainda aponta falta de confiança do empresário tocantinense

29/11/2023 - 08h25
 
 

 

Expectativa é de que vendas de final de ano influenciem positivamente no resultado da pesquisa nos próximos meses, seguindo tendência nacional.

Divulgado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou em novembro um aumento de 1,2 pontos, em comparação com o mês anterior, e alcançou 48,4 pontos. No entanto, no mesmo período do ano passado apresentou melhor desempenho, apesar de ter ficado abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando que a falta de confiança prossegue.

O estudo destaca que em novembro o indicador de Expectativas ficou em 52,8 pontos, registrando um crescimento de 2,2 em relação ao mês de outubro e indicando que os empresários estão com expectativas otimistas somente em relação a sua empresa.

Já o indicador de Condições Atuais, que em outubro ficou em 40,3 pontos, em novembro passou para 39,5, mostrando que na percepção do setor as condições atuais da economia brasileira e de seus negócios pioraram em comparação com os últimos seis meses. Ao contrário do que ocorreu no Tocantins, em novembro o ICEI nacional ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que o segmento se manteve confiante.

Para a técnica em pesquisa da FIETO, Gleicilene Bezerra da Cruz, a expectativa é de que com as vendas de final de ano as condições atuais da economia brasileira e, consequentemente, dos negócios apresentem melhorias, influenciando positivamente no resultado do ICEI nos próximos meses, seguindo a tendência nacional.

Por Júnior Veras

Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016