A edição de Palmas do BNDES Mais Perto de Você reuniu empreendedores, gestores e representantes do setor produtivo na tarde desta terça-feira, 18/11, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI. A iniciativa, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Sebrae Tocantins e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/TO), teve como foco apresentar soluções financeiras, oportunidades de crédito e mecanismos de apoio ao desenvolvimento empresarial.
Representando o presidente da FIETO, Roberto Pires, o vice-presidente executivo da Federação, Emilson Vieira Santos, destacou a importância do evento diante dos desafios enfrentados pelo setor produtivo. “A Sondagem Industrial do terceiro trimestre realizada pela FIETO mostra que a taxa de juros elevada foi apontada por 23% dos industriais como um dos principais entraves à produção. Além disso, a pesquisa indica que o crédito continua difícil e caro para quem produz. Por isso, iniciativas como esta são fundamentais. Elas trazem oportunidades reais, aproximando os principais atores do ecossistema financeiro e produtivo”, afirmou.
Ao longo da programação, especialistas do BNDES detalharam as principais linhas de financiamento para micro, pequenas e médias empresas. Além das apresentações, os técnicos das instituições bancárias realizaram atendimentos individuais, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas e identificassem, na prática, as soluções mais adequadas ao porte e às necessidades de seus negócios.
Representando o BNDES, Juliana Ferreira, do Departamento de Relacionamento Institucional, ressaltou a importância da mobilização local e do contato direto com o público. “Nosso principal objetivo aqui é levar informação aos empreendedores, porque informação é poder. Quando o empresário conhece as diversas soluções disponíveis no mercado, ele passa a ter poder de escolha pode identificar qual linha de financiamento, instituição financeira ou modalidade é mais adequada à necessidade real da sua empresa”, disse.
O evento reuniu 11 agentes financeiros que repassam recursos do BNDES propiciando o contato direto e facilitando o diálogo com vistas a gerar negócios.
Representantes das instituições parceiras reforçaram o compromisso em ampliar o acesso aos serviços financeiros e promover um ambiente mais favorável ao fortalecimento do setor produtivo regional. Para o Sebrae Tocantins, o evento também é estratégico. Segundo Bruno Vieira, gerente de Competitividade do Sebrae, “Para o Sebrae, é uma satisfação participar deste encontro promovido pelo BNDES. Atuamos há mais de 30 anos apoiando o acesso ao crédito e sabemos que as principais dificuldades dos pequenos negócios continuam sendo as taxas de juros elevadas e a exigência de garantias reais. Por isso, nosso Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) é tão importante, pois pode garantir até 80% das operações e, no caso de empresas lideradas por mulheres, essa garantia pode chegar a 100%”, destacou.
A importância da aproximação entre empreendedores e agentes financeiros também foi destacada pela OCB Tocantins. O presidente do Sistema, Ricardo Khouri, reforçou que é essencial encurtar a distância entre quem empreende e os agentes financiadores. “O acesso ao crédito do BNDES passa necessariamente pelos bancos de varejo, cooperativas de crédito e demais instituições presentes aqui. No Tocantins, nossas cooperativas e instituições financeiras estão preparadas para atender esse público, que hoje demonstra maior maturidade em gestão, análise de mercado e planejamento. Essa preparação reduz riscos e aumenta as chances de sucesso de novos projetos e investimentos”.
O encontro integra um ciclo nacional de ações gratuitas que o Banco vem realizando em diferentes estados brasileiros, com a proposta de aproximar o BNDES dos empreendedores, democratizar o acesso ao crédito e impulsionar o desenvolvimento econômico local. No Tocantins, os participantes integraram a rodada de negócios com representantes do Banco da Amazônia, Banco do Brasil, BRB, Caixa, SICREDI, SICOOB Tocantins, EMBRAPII, CRESOL, SICOOBI Unicentro BR, Itaú e Agência de Fomento do Estado do Tocantins.
Por Rafael Ishibashi
Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775