Palmas, 25 de abril de 2024 16:46

Palmas encerra encontros políticos da FIETO com prefeituráveis

22/09/2016 - 22h50

Foto: Ademir dos Anjos
Ampliar imagem Candidatos expuseram propostas para ...

Os quatro candidatos melhores colocados em pesquisas de intenções de votos participaram do Encontro em Palmas.

Priscila Cavalcante

Claudia Lelis (PV), Raul Filho (PR), Carlos Amastha (PSB) e Zé Roberto (PT) participaram nesta quinta-feira, 22/09, do Encontro de Propostas Políticas para a Indústria – Prefeituráveis que encerrou sua 2º edição na capital Palmas, após realização em Gurupi e Araguaína. O encontro entre empresários e os candidatos foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) para evidenciar as propostas dos planos de Governo voltadas para este segmento.

Roberto Pires, presidente da FIETO, abriu o encontro falando sobre a contribuição da FIETO com o processo eleitoral, reforçada por pesquisas contratadas pela instituição, e sobre a necessidade de uma “profunda mudança de postura ética e moral na forma de pensar, agir e fazer política”.

Empresários, autoridades locais, presidentes e representantes de sindicatos patronais e comunidade assistiram às exposições de 10 minutos de cada candidato reservadas à abordagem do tema central do encontro registrado em regulamento: Economia, Competitividade e Desenvolvimento Industrial. A ordem das apresentações e posições no palco foram definidas em sorteio.

A primeira a falar foi a vice-governadora e candidata Cláudia Lelis que destacou a necessidade de reorganizar as leis municipais para que tragam segurança jurídica e de um marco regulatório bem definido que atraia indústrias, além da importância de investir em infraestrutura permanente na capital para fortalecer o turismo.

Raul Filho, ex-prefeito da capital, expôs na sequência a intenção de reestruturação da política fiscal para evitar o fechamento de empresas e o direcionamento de investimentos em infraestrutura no setor industrial de Taquaralto em virtude das limitações das áreas que hoje concentram este segmento na cidade

O atual prefeito e candidato Carlos Amastha citou o projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) como um indutor de crescimento e desenvolvimento para o município e sobre a aposta de baixar contas de energia por meio da facilitação de investimentos em energias renováveis o que aconteceria com uma legislação incentivadora, como prevê o projeto Palmas Solar.

O deputado estadual Zé Roberto encerrou as apresentações defendendo uma política de tributação diferenciada na qual empresas que estejam começando, de menor porte, teriam uma contribuição menor que aumentaria ano a ano. O candidato falou ainda sobre a preferência de sua gestão por licitações, em detrimento da adesão a atas que contemplam prestação de serviços e produtos por empresas de outros estados, como forma de fortalecer o empresário local.

Os quatro candidatos e o público presente no auditório do SENAI em Palmas receberam a Carta da Indústria, documento com o Mapa Estratégico da Indústria do Estado do Tocantins. A publicação aponta tópicos que resumem as ações necessárias ao crescimento do setor