A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) participou nesta segunda-feira, 13/5, da primeira reunião em 2024 da Frente Parlamentar da Agroindústria (FPA) realizada na Assembleia Legislativa em Palmas. Com a proposta principal de elaborar o plano de ação da FPA, a reunião contou com a participação do vice-presidente executivo da Federação, Carlos Wagno Milhomem que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Tocantins – SINDIMETO.
A Frente Parlamentar da Agroindústria é presidida pelo deputado estadual Eduardo Fortes e reúne representantes do Legislativo, Agroindústria e o Governo para, segundo o presidente, ouvir todos os lados e unificar bandeiras para resolução de problemas.
A FIETO contribui com o trabalho da Frente desde a sua criação, em abril de 2023, levando demandas do setor industrial, a exemplo da criação de uma agenda ambiental. “É necessário uma agenda para resolver o que talvez seja o maior problema do estado do Tocantins que é a área ambiental. Estamos muito atrasados em termos de se promover um trabalho integrado na formulação de uma política ambiental estadual que vai dar base a uma política de desenvolvimento”, observou Carlos Wagno citando ainda a necessidade de estudos que embasem e demonstrem a real situação de desmatamento do estado.
Secretários de estados, demais parlamentares da FPA, representantes do setor produtivo rural, empresários e especialistas do ramo, além do juiz Wellington Magalhães, coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (Nupref/CGJUS), participaram da reunião.