FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 05 de agosto de 2020 16:44

 

Notícia

Acessibilidade: Aulas online do SENAI contam com intérprete em Gurupi

09/07/2020 - 13h42
 
 
Foto: Rodrigo Borges
Ampliar imagem Aluno Luiz Fernando assistindo aula ...

Programa SENAI de Ações Inclusivas permite que alunos acompanhem o conteúdo das aulas online com ajuda de intérprete em LIBRAS.

Estudantes da educação profissional com necessidades especiais contam com aulas traduzidas por intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) viabilizando a continuidade de seus cursos de forma online no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Gurupi. Com a suspensão das aulas presenciais, o conteúdo online foi adaptado para que alunos como o Luiz Fernando Vieira, do curso Técnico em Logística, que é surdo, conclua sua qualificação acompanhando as aulas online.

Para isso, ele conta com o intérprete do SENAI, Fernando Roseno, que traduz instantaneamente as aulas e prepara as atividades para que o estudante possa realizar as avaliações. “Hoje o aluno faz uma vídeo prova que é a mesma prova dos alunos ouvintes, porém adaptado em Libras. No sistema ele encontra as questões em português e um vídeo das questões em Libras e, ao finalizar a prova, ela já fica disponível para o professor acessar e fazer a correção. Todo esse processo foi pensado pela equipe pedagógica que segue as normativas do PSAI”, comentou Fernando sobre a ação que faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas.

O PSAI tem como objetivo expandir o atendimento de cursos e serviços do SENAI a pessoas portadoras de deficiências, a negros/índios, mulheres em cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como requalificar pessoas acima de 45 anos e idosos, ampliando suas possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho. “O programa já existe em nosso departamento regional desde 2006 para fazermos cada vez mais a inclusão destas pessoas. E, diante a pandemia, nós não medimos esforços para minimizar os prejuízos dos nossos alunos frente ao processo de aprendizagem. O nosso compromisso não é só com o conteúdo mas também com a qualidade que sempre norteou nosso fazer pedagógico e, diante disso, estamos realizando ações e estratégias didáticas para que estes alunos também sejam assistidos”, ressaltou a gerente da unidade SENAI em Gurupi, Núbia Almeida.

Para Luiz Fernando o programa tem sido de grande ajuda para vencer os obstáculos e garantir o aprendizado. “No começo do curso foi um pouco difícil, mas eu fui me adaptando e com o acompanhamento eu consigo entender o professor e assistir as aulas e eu comecei a gostar disso. Todos têm a preocupação de me ajudar, os colegas até aprenderam um pouco de Libras para me ajudar e conversar comigo e tudo isso me incentiva a estudar e me esforçar cada vez mais”, declarou o estudante.

 

 

Por Rodrigo Borges e Priscila Cavalcante

Assessoria de Imprensa SENAI (63)3311-1301

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700