FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 25 de setembro de 2021 06:05

 

Notícia

Presidente da FIETO destaca importância da parceria entre Tocantins e Maranhão

23/07/2021 - 10h09
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Durante evento no Palácio Araguaia, em que estavam presentes os governadores Mauro Carlesse e Flávio Dino, além de empresários dos setores de logística e fertilizantes, entre outros, Roberto Pires defendeu a promoção de políticas públicas voltadas à indústria da transformação

‘“Sabemos da importância do agro, mas o modelo de negócio é muito mecanizado e não emprega tanto quanto a indústria. Portanto, seria importante que parte dos insumos (milho, arroz, soja) produzidos no Tocantins, uma vez que a nossa vocação é o agro, pudesse ser transformada aqui mesmo. Hoje somos um eixo viário importante, mas o nosso sonho realmente é ver o Tocantins se transformar num eixo de desenvolvimento, agregando valor nesses insumos, gerando emprego, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, em sua apresentação.

O empresário lembrou que os estados do Tocantins e Maranhão são consolidados como produtores de commodities e isso, segundo ele, é muito importante. “Mas eu queria chamar atenção aqui para a importância de procurarmos promover cada vez mais políticas públicas para atrair capitais para a indústria da transformação, para investir na agroindústria”, disse.

Ao elogiar a iniciativa dos governadores Mauro Carlesse e Flávio Dino pelo lançamento do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, nessa quinta-feira, 22, o presidente da FIETO destacou os fortes laços (político, econômico e social) que unem o Tocantins e o Maranhão e que, segundo ele, estão muito além da divisa territorial. “Essas boas relações precisam e devem ser fortalecidas e consolidadas para o bem dos dois estados. Por isso, ficamos muito felizes com esse movimento, pois sabemos que daqui sairá uma agenda propositiva, onde possamos identificar os desafios que temos que ultrapassar para poder avançar”, afirmou.

Sobre o Projeto

Lançado em junho deste ano, o Projeto de Integração Geopolítica Interestadual visa a efetivação de políticas públicas nas áreas de saúde, infraestrutura, agronegócio, economia, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia da informação, entre o Tocantins e os estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Pará, Mato Grosso e Goiás. Juntos eles concentram 1.530 municípios com uma população total de 45 milhões de habitantes, o que representa 21,74% da população brasileira.

Por Júnior Veras

Serviço:  Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775

 

 

 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016