Palmas, 26 de abril de 2024 11:31

Formação para Assessores/as Populares do Cedeca começa neste sábado

02/03/2018 - 16h11

Iniciativa faz parte do projeto "Promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, reforma política e democracia no estado do Tocantins" e conta com o apoio da FIETO.

O primeiro encontro com crianças e adolescentes selecionados para participarem do curso de formação para Assessores/as Populares acontecerá neste sábado, 03, das 9h às 12h, no Tênis Sesc.

Está programada uma manhã com várias atividades para mais de 120 crianças e adolescentes com seus pais e responsáveis legais. O objetivo do primeiro de sete módulos, é estabelecer vínculos com os participantes e identificar habilidades, e apresentar aos pais e responsáveis todo o planejamento do curso.

A manhã iniciará com a acolhida dos convidados, seguida por uma grande ciranda com músicas e paródia sobre direitos humanos. A programação continua com atividades preparadas para os pais e responsáveis, nas quais ocorrerá um momento de diálogo e partilha de histórias de famílias e jovens que já participaram de ações de protagonismo. Paralelo a isso, as crianças e os adolescentes participarão de um circuito chamado “Minha identidade”, dinâmica que abordará um apanhado geral do que será trabalhado em todos os módulos.

O programação será encerrada com um momento coletivo para esclarecer dúvidas e promover, por meio de atividades recreativas, a interação entre todas as pessoas envolvidas no projeto com os participantes e as famílias. Também haverá sorteio de brindes.

Os módulos acontecerão quinzenalmente, aos sábados, exceto o próximo encontro, que será no dia 10 deste mês, no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, para a turma de Taquaralto e Aurenys, sobre direitos humanos, democracia e reforma política para fortalecimento das vozes e atuação solidária nos territórios.

No ato da inscrição, as crianças e os adolescentes optaram por uma turma: a primeira composta por residentes em Taquaralto e nos Aurenys; e a segunda por moradores do Taquari. O local e data dos encontros será alternado, conforme edital de seleção para os cursos, e os participantes serão informados no decorrer da formação.

Atividades e seleção dos participantes

Também fazem parte da carga horário do curso a realização de um audiência pública, o acompanhamentos de casos de violações de direitos de crianças e adolescentes e um festival artístico. O curso é voltado para pessoas residentes no Taquari, Taquaralto e Aurenys, região Sul de Palmas, e será ministrado para duas turmas de crianças e adolescentes e duas turmas de adultos. No final da formação, a proposta é a criação de Núcleos de Assessoria Popular.

A seleção dos participantes se deu por meio de edital e a lista das pessoas selecionadas está disponível aqui. No segundo semestre iniciará a formação para os adultos residentes no Taquari.

A formação faz parte do projeto Promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, reforma política e democracia no estado do Tocantins, realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Cedeca Glória de Ivone), com apoio da Misereor/KZE e a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Faculdade Católica do Tocantins, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, Projeto Sementinha de Amar, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Copiadora Exata, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Palmas para Todos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol e Aureny III, Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros e Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Assessoria de Comunicação - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone)