FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 24 de abril de 2018 09:41

 

Notícia

SENAI realiza palestra sobre depressão em ação do Dia Mundial da Saúde na próxima segunda, 09/04

06/04/2018 - 11h12
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Ação foi planejada do acompanhamento escolar dos alunos e Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).

 

A incidência da depressão em jovens na contemporaneidade é o tema de palestra oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aos alunos do Centro de Educação e Tecnologia de Palmas e comunidade na próxima segunda-feira, 09/04. A ação é voltada a jovens e adultos e acontece no CETEC, às 17 horas, com conteúdo ministrado pela psicóloga Rafaella de Almeida Brandão.

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde gera uma semana de ações para a promoção da data na unidade escolar de Palmas. A palestra atende ainda a uma necessidade de prevenção da doença entre os alunos observada pelo acompanhamento da equipe pedagógica do SENAI.

“Ao observar e conversas nossos alunos, nós percebemos que alguns apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a sintomas de depressão. E a escola pode ajudar na prevenção com ações como essa para que a doença não se desenvolva e seja procurado o devido tratamento”, explica a interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas, Roberta Soares.  Pautadas pelo conceito de diversidade, as ações inclusivas do SENAI atendem também a públicos em situação de vulnerabilidade social.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, divulgadas na Agência Brasil, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofressem com a doença em todo o mundo no ano passado.

Os dados mostram ainda que quase 800 mil pessoas morrem anualmente em razão de suicídio e que, apesar da existência de tratamentos efetivos para a depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo – e, em alguns países, menos de 10% dos casos – recebe ajuda médica em virtude de falta de recursos, falta de profissionais capacitados e o estigma social associado a transtornos mentais, além de falhas no diagnóstico.

 

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700