Palmas, 19 de abril de 2024 08:12

Escola SESI de Araguaína vai participar de torneio nacional de robótica no Rio de Janeiro

11/03/2019 - 17h29

Estudantes participarão da etapa nacional da F1 in Schools que acontecerá nos dias 15 e 17 de março.

A equipe Tucuna Robots, composta por alunos da Escola SESI de Araguaína, participará da etapa nacional da F1 in Schools, competição nacional de robótica que neste ano será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 17/03. A competição integra o Torneio SESI de Robótica e tem o objetivo de desafiar os alunos a projetarem uma empresa e protótipo de carros de Fórmula 1, além de vivenciar, durante a prova, toda a experiência de uma corrida de Fórmula 1.

A competição consiste na produção de carros de Fórmula 1, na elaboração de um projeto de uma empresa e uma ação social. Os carros projetados devem seguir especificações estabelecidas nas regras internacionais da competição, projetados em ferramentas de desenho 3D. A equipe Tucuna projetou o carro denominado “GETEC” que possui design aerodinâmico e dois aerofólios.

No confronto, os carros são testados em uma pista reta de 20 metros, impulsionados por um cilindro de CO2. As miniaturas devem suportar as forças da aceleração na partida, travessia do percurso e desaceleração física após cruzarem a linha de chegada. Mas além do desafio principal de velocidade, a avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento na ação social.

A equipe Tucuna é composta por estudantes do Ensino Fundamental II e cada um é responsável por um cargo na equipe, sendo eles: Arthur Rodrigues (chefe de Engenharia), Jullyana da Silva (diretora de Marketing), Ana Livya Dias (diretora de Recursos e Portfólio), Gabriel Antonio (piloto) e Ivis Gabriel Morais (engenheiro e design).

Por Andréia Fernandes

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775