Palmas, 26 de abril de 2024 01:38

Vencedoras Prêmio FIETO Mulher que Transforma

18/08/2022 - 21h23

1º LUGAR: MARISE SUZUKI - IKIGAI PISCICULTURA - GURUPI

Marise Suzuki está à frente da gestão da IKIGAI, empresa de piscicultura sustentável especializada em criação de Tilápias no município de Gurupi. Aberto em 2020, o negócio enfrentou as adversidades da pandemia com a gestão de Marise e saiu fortalecido. Após quase desistir do empreendimento, em uma área com atuação predominantemente masculina, a proprietária buscou projetos de incentivo à produtividade e treinamento para superar a escassez de mão de obra qualificada. Na falta de qualificação adequada, Marise aprendeu em literaturas on-line como filetar os peixes culminando na abertura de abatedouro municipal de peixes.

A empresa ainda passou por muitas dificuldades até 2021, quando começou a vender seus produtos on-line, que até hoje é responsável por 90% das vendas. Hoje em dia, além de produzir peixes, eles são abatidos no local e o produto é vendido com o selo de inspeção. A empresa também produz hortifrútis com o resíduo sólido da criação do peixe. Assim, as fezes dos peixes eliminadas na água, é utilizada para produzir os hortifrutis livres de agrotóxicos e com economia hídrica.

2º LUGAR: MAGDA CRISTINA - GRUPO DA FAMÍLIA - PALMAS

Com 32 anos, a empresária e proprietária do Grupo Da Família, Magda Cristina, comanda o empreendimento em Palmas que fabrica cordas para varal, cordas para estofados, redes de pesca e esportivas, tudo com material 100% reciclado pós-consumo. Seu produto é totalmente voltado para a sustentabilidade, pois a matéria-prima advém de embalagens vazias como a de água sanitária, shampoo e condicionadores, por exemplo, que passam por uma transformação na indústria que distribui cordas, a partir do que era lixo, para 11 estados brasileiros.

Única indústria de cordoaria do Tocantins, o negócio atrai voluntários que entregam na porta da indústria o material para reciclagem, motivo de orgulho para a proprietária que entende este retorno como um reconhecimento da comunidade ao trabalho do Grupo Da Família. A empresa conta com um ambiente participativo onde as ideias partem tanto do chão de fábrica, quanto da gestão, pois a empresa entende que quem mais conhece a necessidade da empresa é o trabalhador que está na ponta.

3º LUGAR: MARIA EDIVÂNGELA - CARNE DE JACA PALMAS - PALMAS

A empresa Carne de Jaca nasceu em meio à pandemia e está em operação formal desde dezembro de 2020, realizando a produção industrial de forma artesanal. Nasceu do sonho da empresária Maria Edivângela que viu no fruto típico do cerrado a matéria-prima que se transforma em carne e é base para diversos produtos derivados. Localizada no distrito Turístico de Taquaruçu, região em que o fruto é encontrado em abundância, a Carne de Jaca consegue sua matéria-prima a partir de quintais de famílias da comunidade que aumentam sua renda.

Premiada pela inovação em seu produto, a indústria Carne de Jaca, como o nome aponta, desenvolveu as versões in natura, temperada e desidratada do fruto. Realizando a produção industrial de forma artesanal a indústria atende aos públicos vegano, vegetariano e pessoas com restrição ao uso da carne de origem animal, inclusive crianças formam um mercado com potencial capaz de absorver uma produção em larga escala dos produtos à base de jaca.

HOMENAGEADAS

4º lugar: Bem Estar Alimentação Saudável - Fernanda Scavassin Correa – Palmas

5º lugar: Cooperfrigu - Kathia Sirlene – Gurupi

6º lugar: Moderan Mulher - Adriana Prado – Palmas