O projeto Coral da Indústria, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria por meio do Programa Nacional da Cultura, ganhou voz e harmonia no Tocantins. Formado por 17 participantes, entre industriários, dependentes, estudantes da EJA e colaboradores do Sistema FIETO, o coral realizou suas duas primeiras apresentações públicas com sucesso, marcando o início de uma trajetória que promove cultura e integração.
A estreia do grupo aconteceu no dia 30/10, durante a inauguração da Escola SESI de Referência em Palmas, onde os coralistas subiram ao palco pela primeira vez. O grupo seguiu arrancando elogios em sua segunda apresentação, no dia 06/11, no Festival SESI Vozes da Indústria.
O Coral da Indústria em Palmas foi concebido como um espaço de inclusão. As inscrições, abertas em abril, não exigiram audições. Bastou o interesse para que qualquer pessoa do público-alvo pudesse se tornar membro, reforçando o caráter democrático e inclusivo do projeto.
Para o maestro Edilson Nascimento, a experiência vai muito além das notas musicais. "A música oferece inúmeros benefícios para o ser humano, impactando positivamente a saúde física, mental e cognitiva. A prática do canto em grupo estimula a sensibilidade artística e o senso de pertencimento, fortalecendo os vínculos, a integração, promovendo o espírito de equipe, a empatia e a cooperação", destaca.
Sobre as apresentações, ele não esconde o orgulho: "Fizemos com louvor as primeiras apresentações e foi gratificante ver meus coralistas apresentando tão bem”.
A emoção de participar do projeto é compartilhada pelos integrantes. Uma industriaria dos Correios, atualmente a única representante da indústria no coral, relata a satisfação em unir sua paixão pela música com a representatividade. "É uma honra enorme participar do Coral da Indústria! A música sempre foi algo que mexe muito comigo, e poder representar a empresa que eu amo através dela foi uma experiência incrível", disse Zima Lima, coralista.
Ela complementa, destacando o poder transformador da arte: "A música tem esse poder de emocionar, de unir as pessoas e até de curar feridas profundas, e viver isso de perto foi muito especial. Eu não quero parar de cantar, porque cantar me faz bem e me conecta com o que há de mais bonito nas pessoas. Quero agradecer de coração a todos os coristas, que tornaram essa jornada tão leve e divertida, e ao nosso maestro maravilhoso, Edilson Nascimento, pela dedicação e inspiração de sempre".
Coral da Indústria
O Coral da Indústria é um projeto do SESI que visa fomentar a prática cultural e musical dentro do ambiente industrial e entre seus colaboradores. No Tocantins, o projeto promove a qualidade de vida e a integração da comunidade por meio da linguagem universal da música.