FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 21 de fevereiro de 2024 06:04

 

Notícia

SESI inaugura primeira Escola de Referência do Tocantins em Araguaína na próxima quinta-feira, 30/11

29/11/2023 - 10h14
 
 

Com infraestrutura moderna e processos educativos inovadores, o Serviço Social da Indústria inaugura nesta quinta-feira, 30/11, a primeira Escola SESI de Referência do Tocantins em Araguaína. A solenidade para autoridades, imprensa e convidados ocorre às 19h, na rua Fortaleza, nº 10, Setor Cimba, com a presença do diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mól, que representa o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Conselho Regional do SESI Tocantins, Roberto Pires.

A escola homenageia em seu nome o empresário Joaquim Carlos Sabino, conhecido como Marlon, que faleceu em 2013 quando era vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e presidente do Sindicarnes/TO.

O modelo da Escola SESI de Referência faz parte de uma rede nacional e será implantado em 22 estados levando espaços modernos de aprendizagem que favorecem a interação entre os alunos e proporcionam experiências que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes. A unidade escolar do SESI que hoje funciona no Bairro Senador será desativada.

 

Infraestrutura

A Escola passa a funcionar dentro do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) em um terreno de 6.664 m2, totalizando 3.019,86 m² de área construída. A estrutura conta com três blocos térreos que comportam 10 salas temáticas e cinco laboratórios: maker, robótica, ciências da natureza, matemática e informática.

A nova Escola SESI de Referência terá capacidade de atendimento de 1.500 alunos/dia nas séries do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e EJA, divididos nos três turnos.

A Escola SESI de Referência foi criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico.

As salas de aula são organizadas por área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas tecnologias, Linguagem e suas tecnologias, além de sala de criação maker e de robótica.

Viabilizando a capacidade dos alunos em inovar, colaborar com a equipe e adquirir uma compreensão mais aprofundada sobre como a tecnologia pode ser aplicada na resolução dos desafios do cotidiano da sociedade.

O modelo tradicional de organização das salas de aula será substituído na Escola SESI de Referência por uma estrutura que permite o trânsito livre dos alunos e facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto por professores quanto estudantes, proporcionando novas experiências e contribuindo para o desenvolvimento pleno dos alunos.

 

Bolsas de Estudo

Para os interessados em pleitear bolsas de estudos para ingresso na nova escola, está aberto o processo seletivo para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª Série do Ensino Médio para o ano letivo de 2024 no período vespertino. Os interessados poderão se inscrever até dia 02/12, conforme previsto no edital publicado no site http://sesi-to.com.br.

Os candidatos à bolsa integral devem atender ao critério de renda familiar de até 3 salários-mínimos total, ou meio salário mínimo por membro da família, além de estar regularmente matriculado em 2023.Os detalhes do processo seletivo, como  podem ser conferidos no edital. Para os demais alunos interessados em ingressar na Rede SESI de Educação, as inscrições para o ano letivo de 2024 já estão abertas.

Os candidatos deverão fazer prova presencial, que será aplicada no dia 12 de dezembro. A matrícula dos bolsistas aprovados será realizada no período de 19 a 30 de dezembro de 2023.

 

Dia D de Visitação com desconto na matrícula: 02/12

Toda a comunidade interessada em conhecer as instalações da nova Escola SESI de Referência e fechar sua matrícula com desconto exclusivo pode participar do Dia D de Visitação que acontece neste sábado, 02/12, de 8h às 12h e de 14 às 18h.

Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio que fecharem a matrícula no Dia D terão desconto de 30%. Confira os documentos para matrícula na Escola SESI:

• Cópia da certidão de nascimento, CPF e RG do aluno

• Histórico Escolar ou Declaração das séries (ano) cursadas

• Cópia do CPF e RG dos pais e responsáveis

• Cópia do comprovante de endereço (conta de energia elétrica)

• Cópia do cartão de vacina completo, frente e verso

• 01 fotos 3x4 recente do aluno;

• Pagamento primeira mensalidade (referente ao ano letivo)

 

Os filhos e dependentes dos trabalhadores das indústrias possuem um desconto especial, mas a Escola SESI de Referência é aberta a todos ofertando Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

Por Najara Barros

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016