FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 05 de agosto de 2020 16:19

 

Notícia

Confiança do empresário da indústria continua em baixa, segundo pesquisa da FIETO

22/05/2020 - 15h07
 
 
Foto: pixabay - banco de imagens

Índice de confiança do mês de maio permaneceu abaixo dos 50 pontos, o que demonstra falta de confiança do empresário no Tocantins.

O empresário da indústria tocantinense continua com a confiança em baixa neste mês de maio, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que registrou 41,4 pontos. O valor é bem próximo ao apresentado no mês de abril (41,3), quando a pandemia já impactava a confiança aferida pelo indicador que, naquele mês, teve queda de mais de 20 pontos em relação a janeiro. No cenário nacional, o ICEI do mês de maio ficou em 34,7 pontos. Nos dois cenários, o ICEI permaneceu abaixo da linha divisória de 50 pontos o que, segundo a metodologia da pesquisa, demonstra falta de confiança.

Dois indicadores compõem o ICEI: o de Condições Atuais que registrou 29,5 pontos e o de Expectativas com 47,3 pontos em maio. O resultado do indicador de Condições Atuais mostra uma queda de quase 10 pontos em relação a abril que não foi compensada pelo crescimento das Expectativas de pouco mais de 4 pontos. Em abril, a queda do indicador de Expectativa chegou a 24 pontos em relação ao mês de janeiro, reforçando o impacto da pandemia.

“O cenário econômico é de incerteza por causa da pandemia provocada pelo coronavírus. As indústrias já estão sofrendo com os impactos negativos da doença, o que reduz a confiança do empresário no futuro”, acrescentou o presidente da FIETO, Roberto Pires. 

A pesquisa é elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e está disponível no site www.fieto.com.br link Estudos e Pesquisas, a partir desta sexta-feira, 22/05. 

No Tocantins, a pesquisa é feita por meio de respostas das empresas online ou via telefone e contou com uma amostra de 86 indústrias, sendo 58 de pequeno porte e 28 de médio e grande porte. O período de coleta foi de 4 a 13 de maio de 2020.

 

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO


 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700