Palmas, 16 de abril de 2024 15:51

Matopiba: seminário reúne parceiros para tratar agenda da inovação voltada ao projeto

26/11/2015 - 16h16

Foto: Ademir dos Anjos
Ampliar imagem Kátia Abreu anunciou valor de valor ...

O Sistema FIETO é parceiro do seminário. Evento contou com a participação do vice-presidente da FIETO, Sérgio Tavares, da diretora do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, e de gerentes da instituição.

Por Priscila Cavalcante

Lançado no Tocantins em maio pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu, o projeto de desenvolvimento do Matopiba contará com o apoio de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para pesquisas. A proposta de criação do Instituto foi apresentada nesta quinta-feira, 26/11, em seminário realizado com o apoio do Sistema FIETO na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas.

Região estratégica para a produção brasileira de grãos, o Matopiba compreende uma área de 73 milhões de hectares que envolve as fronteiras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O seminário desta manhã teve como tema Planejamento, Inovação, Ciência e Tecnologia para o Matopiba. Kátia Abreu apresentou o panorama do projeto Matopiba, destacou potencialidades logísticas da região e do estado, além de anunciar a disponibilização do valor de R$ 53 milhões para pesquisa em aquicultura e pesca por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Márcia Rodrigues, explica que, nesse primeiro momento, a ideia é realizar um trabalho articulado entre os parceiros do seminário para olhar a região como um todo e levantar quais são as demandas. Em um próximo passo, será elaborado um diagnóstico que permita colocar estas demandas nos planejamentos das instituições envolvidas.

As apresentações sobre o Instituto e temas relacionados ao seminário ficaram a cargo do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Waldecy Rodrigues, do professor da Universidade de São Paulo, Vanderlei Magnato, do chefe da Embrapa, Carlos Magno Rocha e do coordenador geral de Negócios da Agricultura Irrigável do Ministério da Integração, Caio Leite. Ao final, o editor chefe do Jornal do Tocantins, Tião Pinheiro, mediou o encaminhamento de perguntas.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), empresário Sérgio Tavares, representou o presidente Roberto Pires. “A parceria firmada entre as instituições será fundamental para o desenvolvimento, pois integra a inteligência de instituições, como as universidades, ao setor produtivo. Teremos uma revolução, onde teoria e prática tem que andar juntas, uma interdependência”, disse Tavares.

Serviço: Assessoria de imprensa Sistema FIETO (63) 3229-5775