Palmas, 20 de abril de 2024 05:27

FIETO promove rodada de crédito entre jovens empresários e bancos

21/02/2020 - 10h11

Foto: Adilvan Nogueira

Iniciativa teve por objetivo estreitar a relação entre empreendedores industriais e instituições financeiras

O evento foi realizado pelo Núcleo de Apoio ao Crédito – NAC, em parceria com a Associação dos Jovens Empresários Empreendedores (AJEE), na noite dessa quinta-feira, 20, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), em Palmas. “Hoje apenas 10% das nossas empresas são lideradas por jovens, por isso é um público que temos muito interesse em trabalhar e disseminar que existe a possibilidade de empreender no segmento industrial. Além disso, eles podem contar com o apoio da Federação para uma primeira empresa”, explicou Amanda Barbosa, gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIETO.

Para o gerente regional da Caixa Econômica Federal no Tocantins, João Batista Albegaria, esse tipo de iniciativa é uma oportunidade para os bancos apresentarem as vias econômicas que dispõem para apoiar o empresário, sobretudo aquele que está começando. “ O Núcleo de Apoio ao Crédito da FIETO faz um trabalho importantíssimo na preparação do empresário, para que ele faça o uso consciente do crédito, e que possa de fato trazer sustentabilidade ao seu negócio”, disse.

Crédito para capital de giro, investimento e microcrédito, essa última voltada especialmente para os pequenos negócios, foram algumas das linhas de financiamento disponibilizadas pela Caixa durante o evento. “ Os recursos existem, estão aí, mas é necessário que o empresário inicie a empresa e tenha uma movimentação consciente”, frisou o gerente regional da instituição financeira.

“O crédito é sempre bom e, como nós já temos o capital de giro, podemos deixar esse dinheiro para uma emergência e contrair ele, principalmente se os juros forem atrativos”, destacou jovem empresário Maxwell Henrique de Souza, proprietário da Tereré Norte, microempresa especializada em ervas especiais para a produção da bebida, ao chegar para a rodada de crédito.

Já o microempreendedor Antônio Carlos Filho, que trabalha com a venda de produtos do segmento de vestuário, contou que como não dispõe de recursos próprios suficiente o crédito bancário facilita muito. “Além de você aumentar a sua relação com o banco injeta mais dinheiro no seu negócio, fazendo ele crescer gradativamente”.

Monnyelle Rodrigues, representante da AJEE, explicou que a rodada de crédito foi o fechamento da capacitação denominada Primeira Empresa, que a entidade promoveu durante três semanas. Na ocasião, foram abordados temas como empreendedorismo e elaborados planos de negócios. “Nosso objetivo é fazer com que a relação entre os jovens empresários e os bancos se estreite, gerando bons negócios”, acrescentou.

Por Júnior Veras

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO: (63) 3229-5775