Palmas, 25 de abril de 2024 14:07

FIETO reúne empresários e candidatos a prefeito de Araguaína

20/09/2016 - 19h14

Foto: Ademir dos Anjos
Ampliar imagem Presidente Roberto Pires abriu o eve...

Prefeituráveis expuseram ações com foco na indústria de Araguaína.

Por Priscila Cavalcante

Quatro candidatos à prefeitura municipal de Araguaína expuseram suas propostas durante o 2º Encontro Político de Propostas para a Indústria – Prefeituráveis realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta terça-feira, 20/09, no auditório da instituição. Charles Pitta (PEN), Olyntho Neto (PSDB), Ronaldo Dimas (PR) e Valderez (PP), primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos, falaram sobre temas como infraestrutura e burocracia a uma plateia de empresários, autoridades locais, presidentes, representantes de sindicatos patronais e comunidade.

O evento foi aberto com o pronunciamento do presidente da FIETO, Roberto Pires. Ele falou sobre a contribuição da instituição processo eleitoral com a promoção do encontro, a realização de pesquisas e destacou a importância do município no contexto do estado. “Araguaína é a segunda maior cidade do Tocantins, aqui temos uma economia pujante independente do poder público com uma indústria diversificada”, disse o presidente relembrando ainda os investimentos do Sistema FIETO no município que conta com um Centro de Educação e Tecnologia do SENAI revitalizado este ano e um Centro de Atividades do SESI.

Durante 10 minutos, cada candidato expôs suas propostas para o segmento industrial de acordo com o regulamento do evento que tem foco propositivo sem debate, réplicas, perguntas ou menções aos demais candidatos que falaram em ordem determinada por sorteio. O tema pré-determinado para os pronunciamentos foi Economia, Competitividade e Desenvolvimento Industrial.

A Carta da Indústria, documento com o Mapa Estratégico da Indústria do Estado do Tocantins que indica tópicos que resumem as ações necessárias ao crescimento do setor e os entraves que o dificultam, foi distribuída para os candidatos e público presente ao final. Os encontros deste ano encerram-se em Palmas no próximo dia 22 de setembro, às 17h, no auditório do CETEC SENAI (quadra 201 Norte).

A candidata Valderez destacou suas intenções de ampliação do Daiara - Distrito Agroindustrial de Araguaína – e criação de um conselho consultivo com empresários e entidades de classe, além de investimentos no aeroporto da cidade. Em seguida, Paulo Roberto também discorreu sobre a criação de um conselho com a presença de entidades classistas que definiria, por exemplo, o secretário de Indústria e Comércio e sobre a mudança no caráter punitivo das fiscalizações municipais às empresas que passariam a ser uma forma de orientação.

Ronaldo Dimas falou de ações da atual gestão como investimentos em infraestrutura (malha asfáltica), desburocratização na abertura de empresas e diminuição de taxas, como o IPTU, ocorridas segundo o gestor e candidato. Encerrando as apresentações, Olyntho Neto destacou a importância do sucesso da iniciativa privada para a esfera pública e a proposta de enxugamento da máquina pública e a ampla discussão das ações que impactam o comércio e a indústria por meio de um Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO – (63) 3229-5775