FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 14 de novembro de 2018 15:18

 

Notícia

FIETO, Unitins e Governo do Estado visitam unidade da Embrapa em Palmas

24/10/2018 - 15h59
 
 
Foto: Priscila Cavalcante
Ampliar imagem Representantes das instituições conh...

Representantes das instituições conheceram a estrutura e trabalho realizado para o desenvolvimento da aquicultura e pesca.

A infraestrutura da Embrapa Pesca e Aquicultura foi apresentada ao presidente da Federação das Indústrias, Roberto Pires, nesta quarta-feira, 24, na sede do órgão em Palmas. Ele participou de visita técnica e institucional realizada a convite da Unitins, por meio do reitor Augusto Rezende, com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e condução do chefe geral da Embrapa, Alexandre de Freitas, juntamente com o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Erich Routledge.

A equipe técnica da Embrapa colaborou com a elaboração do estudo das Principais Cadeias Produtivas do Agronegócio no Tocantins encomendado pela FIETO com aporte financeiro do Governo do Estado. Cinco cadeias já foram contempladas neste estudo, entre elas, a Piscicultura, foco da atuação da Embrapa no Tocantins, mas que também contempla técnicos das áreas de grãos, silvicultura (florestas), entre outras áreas. O estudo de três novas cadeias (Avicultura, Lácteos e Suinocultura) será lançado no mês de novembro durante o Seminário da Indústria.

“A Embrapa é uma grande parceira desta ação da FIETO voltada ao desenvolvimento da cadeia de piscicultura no Tocantins trazendo todo seu conhecimento técnico. Esta visita vem aproximar as principais instituições envolvidas no desenvolvimento deste plano estratégico que o estudo propõe para que o Tocantins de fato desenvolva suas potencialidades nesta importante cadeia produtiva”, explicou o presidente Roberto Pires.

Com laboratórios voltados ao desenvolvimento de pesquisas, a sede da Embrapa em Palmas possui viveiros e projetos na área de aquicultura e pesca desenvolvidos por 20 técnicos da área desde o melhoramento genético, passando por análises mais simples como de solos, até o processamento, segundo o chefe geral da Embrapa, Alexandre de Freitas. 

O reitor da Unitins reforçou o potencial do Tocantins na cadeia da piscicultura destacando a estrutura que a Embrapa já dispõe e os estudos realizados na área também pela FIETO. “A Unitins é parceira nas ações da aquicultura no estado. Enquanto instituição de ensino superior reconhecemos que é preciso formar aqui profissionais para pesquisar e trabalhar na cadeia da piscicultura. Nesse sentido iniciamos os trabalhos para a criação do curso de Engenharia de Aquicultura na Unitins, assim estaremos abrindo espaço de formação profissional para atender toda essa demanda de profissionais qualificados no nosso estado”, pontuou.

A necessidade de desenvolver a cadeia da piscicultura é compartilhada pelo Governo do Estado, de acordo com o secretário da Casa Civil, que destacou o desenvolvimento econômico, por meio da industrialização, como caminho para a geração de emprego e renda no Estado.

 

Assessoria de Imprensa: FIETO (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700