FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 26 de maio de 2018 20:37

 

Notícia

SENAI e Polícia Militar do Tocantins renovam parceria que oferta cursos gratuitos para comunidade de Taquaralto

29/01/2018 - 14h43
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Acordo foi assinado nesta segunda-feira, 29/01, e tem como objetivo capacitar os trabalhadores e ampliar a mão de obra para a indústria.

 

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de acesso da comunidade de Taquaralto a cursos de qualificação gratuitos, a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Márcia Rodrigues, e o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Edvan de Jesus Silva, assinaram a renovação do Termo de Parceria entre as instituições na manhã desta segunda-feira, 29/01.

A assinatura ocorreu no Centro de Formação Profissional (CFP) do SENAI em Taquaralto e contou com a presença da gerente da Unidade, Patrícia Rebelo Vaz, e militares da PM que conheceram a estrutura física do local e o potencial da instituição para competições de educação profissional, como o WorldSkills.

O acordo tem validade de um ano e inicialmente está prevista a oferta de pelo menos dois cursos entre os meses de fevereiro e abril: Pintor de Obras (01/03 a 27/04/2018) e Operador de Computador (08/02 a 02/04/2018), ambos com aulas teóricas e práticas. A intenção é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho da indústria tocantinense. Busca ainda ampliar a oferta de mão de obra nessa área e proporcionar a integração dos futuros profissionais ao setor produtivo industrial tornando-os adaptáveis as novas situações do mercado.

De acordo com o documento, o SENAI será responsável pelo planejamento, execução, coordenação e avaliação do curso, assim como pelo fornecimento de estrutura física e pedagógica, como corpo docente, materiais didáticos (ferramental) e espaço para divulgação das ações e campanhas educativas da Polícia Militar.

Em contrapartida, a PM oferecerá insumos necessários para os cursos, visitas técnicas a empresas e será responsável pela indicação dos alunos para os cursos, sempre observando os pré-requisitos do SENAI para estes cursos: ter concluído a 4ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental, idade mínima de 18 anos completos e comprovante de endereço atualizado.

De acordo com a diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, a importância da parceria não se limita apenas ao mercado de trabalho. “Essa parceria junto com o Comando da Polícia Militar é justamente para que eles possam direcionar aqueles jovens em vulnerabilidade social que eles percebem que necessitam dessa capacitação. Ao final do curso, é escolhido um local da comunidade para que haja essa melhoria, ou seja, o aluno aprende, absorve todas as suas competências, mas deixa também um legado para a comunidade”, disse a diretora referindo-se à contrapartida social do curso com ações como a realização da pintura de espaço públicos gratuitamente.

Ela destaca ainda que a iniciativa que começou ano passado já rendeu frutos.  “Nós formamos ano passado algumas turmas, foram 40 alunos formados, tanto em pedreiro como em pintor, que hoje já estão atuando no mercado e o propósito é dar seguimento nisso”, pontuou a diretora.

O comandante geral da PM do TO, coronel Edvan de Jesus Silva, reforçou o papel social desse acordo. “Nós que temos os olhos voltados para prevenção, vemos nessa parceria algo além da oportunidade que se dá ao jovem. A gente vê como oportunidade de redução da criminalidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nos deparamos cotidianamente com tantos talentos perdidos, tantas pessoas que poderiam ter uma vida um pouco melhor e pela falta de oportunidade não conseguem avançar”, afirma Silva. 

O coronel também ressaltou o desejo da PM-TO de expandir ainda mais as parcerias com o SENAI. “A gente está ajudando as pessoas a reconquistarem a sua dignidade e eu acredito muito na união de esforços, nas parcerias, em dar as mãos. Sozinhos nós somos limitados, mas juntos nós podemos multiplicar tudo isso”.

 

Por Paulo Teodoro

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775 

 

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700